Image by Teddy Österblom

Datas importantes para a comunidade LGBT+

29 de janeiro

Dia Nacional da Visibilidade Trans

A data surgiu após a primeira campanha contra a transfobia, em 2004, em uma ação promovida pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O objetivo é ressaltar a importância do movimento trans, e marca a luta cotidiana por direitos e reconhecimento dos travestis e transexuais na sociedade.

31 de março

Dia Nacional do Orgulho Gay

O dia foi fundado por uma ativista transgênero americana chamada Rachel Crandall, de Michigan, em 2009 para aumentar o reconhecimento mundial das pessoas trans. O evento celebra a resiliência e o sucesso das pessoas transgênero e não-conformes com o gênero e aumenta a conscientização sobre os direitos dos transgêneros em todo o mundo. Isso é tão importante agora como sempre, já que 2020 foi o ano mais mortal já registrado para a comunidade trans.

17 de maio

Dia Internacional de combate à Homofobia

A data celebra o importante dia em que a homossexualidade foi retirada do catálogo de doenças da Organização Mundial da Saúde, em 1990.

Mês de junho

Mês do Orgulho LGBTQIA+

O mês de junho e a época em que o movimento LGBTI sai às ruas, em vários municípios brasileiros, para reivindicar cidadania e direitos pela luta contra a homofobia, naquilo que se convencionou chamar de Parada Gay. A escolha de junho para a realização do evento faz referência à revolta de Stonewalf, ocorrida em Nova York, no dia 28 de junho de 1969, quando u m grupo de pessoas LGBT1 + (com destaque as pessoas trans) resolveu enfrentar a frequente violência polícia sofrida por essa população.

28 de junho

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

No dia 28 de junho de 1969, em Nova York, iniciava a Revolução de Stonewall, após uma série de retaliações da polícia contra frequentadores do bar Stonewall Inn. Neste dia, foi realizada a primeira Parada Gay, nos Estados Unidos, e inspirou diversas mobilizações no mundo todo contra o preconceito e a homofobia.

29 de agosto

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

É celebrado em 29 de agosto. A data foi escolhida em razão do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), que aconteceu em 1996. É um dia dedicado a discutir políticas públicas de combate à lesbofobia e dar visibilidade à comunidade lésbica no Brasil. Em função da invisibilidade social das mulheres lésbicas é imprescindível que o Estado as reconheça para produzir e promover políticas públicas, caso contrário, se manterão desatendidas em suas reais necessidades.

1 de dezembro

Dia Mundial de Combate à Aids

É comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.

10 de dezembro

Dia dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento foi elaborado entre janeiro de 1947 e dezembro de 1948. O objetivo era formar uma base para os direitos humanos em todo o mundo e representou uma mudança significativa de direção a partir de eventos como a Segunda Guerra Mundial e o colonialismo que imperava na época. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é considerada o documento mais traduzido da história moderna.